Theodore Jameson Giletti
Vice-Presidente /Administrador Não Executivo
Data de Eleição
1996
Nacionalidade
Americana
Posição
Vice-Presidente /Administrador Não Executivo
Qualificações
EVCA Institute, Barcelona - Formação em Gestão de Investimento Privado - 2005; MBA, Mestrado em Administração de Empresas, pela Bernard M Baruch College of Business Administration, Universidade de Nova Iorque - 1976; Pós-graduação em Economia pela University College, Universidade de Londres - 1972 - 1973; Adelphi University, Nova Iorque, Magna cum Laude, Licenciatura - 1969.
Roteiro, Histórico, Experiência de Banca/BAI:
Theodore Giletti iniciou a sua carreira no Banco de Reserva Federal de Nova Iorque, como economista. Foi banqueiro de investimentos no Bankers Trust, durante 17 anos, em Nova Iorque e Londres, até 1995. Mais tarde assumiu funções como Director Geral do Energy Merchant Bank, concentrando-se nos Mercados Emergentes. Foi Director Geral na UBS Warburg Dillon Read, de 1996 a 1999. Entre 1999 e 2002, foi o responsável pela Área de Financiamento Estruturado de Operações Comerciais na Europa, África, e Médio Oriente, do Standard Chartered Bank. Subsequentemente, desempenhou funções no Union Bank da Suíça, no UBS Warburg Dillon Read e no Standard Chartered Bank, onde foi responsável por actividades bancárias de investimento para África nestas companhias. Recentemente, assumiu a posição de Director Não-Executivo da Equator Exploration Ltd., uma companhia que actua no sector petrolífero, com actividades na África Ocidental.
É Administrador Não-Executivo do BAI desde a sua fundação, e exerce actualmente a função de Vice-Presidente do Conselho de Administração e de Presidente da Comissão de Gestão de Risco. Exerce, cumulativamente, as funções de Administrador da Angola Capital Partners e membro do Comité de Investimentos do FIPA I e FIPA II.