Estratégia e Modelo de Negócio

A estratégia do Banco é assente em três pilares:
  • Defesa dos segmentos Core;
  • Desenvolvimento dos segmentos de elevado potencial e exploração de novas fronteiras;
  • Transformação das plataformas críticas de suporte.


Os pilares estão divididos em 10 iniciativas estratégicas:
O actual plano estratégico do Banco, denominado Geração BAI, atingiu o seu quarto ano de execução, registando marcos relevantes na sua trajectória, bem como sustentando todo o processo de transformação do Banco para construir a base e consequente consolidação da melhor experiência bancária em Angola.
Modelo de Negócio

O BAI posiciona-se como um banco universal, servindo todos os estratos de clientes através de uma abrangente rede de distribuição que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium. Para além da presença física, o BAI dispõe de uma estratégia multicanal na sua relação com os clientes, abrangendo (i) BAI Directo, uma plataforma que agrega o internet banking, mobile banking, phone banking e (ii) agentes bancários.


O BAI adoptou uma estratégia de expansão internacional focada no mercado financeiro do espaço lusófono:

• BAI Europa (BAIE), em Portugal;
• BAI Cabo Verde (BAICV), em Cabo Verde; e,
• Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), em São Tomé e Príncipe.
As principais áreas de negócio do Grupo financeiro são:

Banca comercial 
Refere-se essencialmente à captação de recursos relacionados com o segmento de empresas e instituições e a operações de concessão de crédito, incluindo o financiamento de exportações;

Banca de retalho
Refere-se essencialmente a operações de concessão de crédito e à captação de recursos relacionados com clientes particulares, atendimento através da rede de balcões e internet banking e, no caso de Angola, mobile e SMS banking.

Banca privada
Agrega toda a actividade com clientes private/premium.

Banca de investimentos
Abrange a prestação de serviços de assessoria financeira e soluções integradas de financiamento para realização e desenvolvimento do negócio, incluindo o repasse de recursos e a subscrição ou aquisição de valores mobiliários.

Serviços de banca correspondente
Envolve a prestação de serviços de pagamentos em moeda estrangeira, gestão de contas vostro e operações nos mercados internacionais (principalmente operações cambiais).

Actividade seguradora e gestão de fundos de Pensões
Abrange os seguros dos ramos vida e não vida, bem como a gestão de fundos de pensões.

Gestão de fundos de investimento
Abrange a gestão de Organismos de Investimento Colectivo (OIC), bem como a comercialização de unidades de participação e prestação de serviços de consultoria de investimentos.