O Banco Angolano de Investimentos, S.A. (BAI) foi nomeado pela prestigiada revista internacional Global Finance entre os 106 bancos mais sólidos no mundo e o mais sólido em Angola.

A pesquisa da publicação financeira teve como base as avaliações feitas pelas agências de notação financeira Moody's, Standard & Poor's e Fitch que avaliaram a capacidade dos bancos nomeados cumprirem as suas obrigações em moeda estrangeira a longo prazo e dos activos totais dos 1000 maiores bancos do mundo.

A distinção do BAI, que ocorreu no dia 6 de Outubro, reforça o prestígio que o BAI vem construindo ao longo dos 20 anos de existência, onde sobressai a posição de destaque que ocupa no mercado angolano, a aplicação das melhores práticas prudenciais internacionais, activos líquidos a Junho de 2017 de 1.356.457 milhões de Kwanzas (menos 1% face a 2016), carteira de depósitos de 1.097.063 milhões de Kwanzas (menos 4% face a 2016) e fundos próprios de 180.267 milhões de Kwanzas (mais 8% face a 2016).

O Banco mantém também um perfil de elevada liquidez (representando as disponibilidades e as aplicações em instituições de crédito 26% do total do activo), e de elevada solvabilidade (o rácio de solvabilidade regulamentar mantém-se em níveis muito confortáveis, de 22%, acima do mínimo exigido pelo BNA, de 10%).

O BAI encontra-se presente em todo o território nacional com 140 pontos de atendimento, entre agências e centros de atendimento de empresas, contando com a colaboração de 1.906 funcionários. O Banco está ainda presente em Portugal e Cabo-Verde, através de filiais integralmente detidas por si, tendo ainda uma participação minoritária no Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.