BAI recebe o Conselho de Administração da Norfund

A Norfund, Instituição Financeira de Desenvolvimento da Noruega, que contou até o final de 2017 com uma carteira de investimento de 20,4 bilhões de coroas norueguesas (2,3 bilhões de dólares norte americanos) e mais de 700 empresas assistidas, esteve em Angola para um encontro bilateral com o BAI.

O evento teve lugar na passada sexta-feira, 1 de Fevereiro e visou analisar o contexto actual da economia angolana, bem como estudar as melhores oportunidades de negócio para o país.

A Norfund tem como missão, por via do financiamento que recebe do governo norueguês, apoiar a construção de negócios sustentáveis em países em desenvolvimento, promovendo, desta maneira, o crescimento económico e social dos Estados por si assistidos.

O foco de actuação da instituição norueguesa está voltado ao investimento em países com pouca oferta de capital para financiar o crescimento do sector privado. A África Subsaariana e alguns países do Sudeste Asiático e da América Central são regiões que mais beneficiam do investimento da Norfund.

Os investimentos da Norfund são destinados para apoiar, para além de projectos associados aos sectores das energias limpas, instituições financeiras, alimentos e agronegócios, sociedades gestoras de fundos de investimento e de capital de risco, sobretudo as pequenas e médias empresas com necessidades de capital para iniciar um negócio ou para estimular o seu crescimento.

Depois de recuperados os fundos investidos nos projectos por si apoiados, a Norfund costuma reinvestir noutros projectos, tendo como média de retorno de capital, desde a sua fundação, 4,9 por cento do investimento.

A Norfund, que é membro da Associação das Instituições Europeias de Financiamento de Desenvolvimento (EDFI), foi fundada em 1997 pelo Governo da Noruega.

A agenda do encontro contou ainda com uma apresentação sobre “O Contexto Actual da Economia Angolana e Futuras Oportunidades de Negócio”.

Gabinete de Comunicação e Gestão da Marca