Perguntas frequentes

  • Este serviço está disponível para contas em Moeda Nacional e Moeda Estrangeira?

    Não. O Serviço está disponível em MN, quanto a ME, o serviço está indisponível.

  • Qual é o mercado alvo deste serviço?

    Este serviço está disponível para o público em geral (cliente e não clientes BAI).

  • Existe alguma condição de acesso para ter este serviço?

    Sim:

    • Ser maior de 16 (dezasseis) anos de idade;
    • Ter telemóvel activo.
  • Como posso aderir ao serviço é-Kwanza como cliente?

    O cliente pode aderir ao serviço por uma das formas infra:

    • Autoregisto (USSD ou Aplicativo Web e Android);
    • Adesão assistida (agente é-kwanza).

    USSD: Marcar *402# e seguir as instruções;
    Ou dirigir-se a um agente é-Kwanza (adesão assistida).

  • Como posso carregar a minha carteira é-Kwanza?

    O cliente pode fazer o carregamento da sua carteira pelas seguintes maneiras:

    • Dirigir-se à um agente é-kwanza, fazer um depósito em dinheiro físico para carregar a sua carteira electrónica;
    • Dirigir-se à um ATM:
      1. Utilizar o seu cartão multicaixa;
      2. Por via do menu de pagamentos por referência;
      3. Marcar a referência da entidade é-kwanza:00525;
      4. Seguido do número de telefone e o montante que deseja carregar à conta.
  • Quais as modalidades de pagamento do serviço, como cliente é-Kwanza?

    O cliente poderá fazer:

    • Remessa de valores;
    • Pagamentos de bens e serviços;
    • Pagamentos de recargas.
  • Quais as operações disponíveis neste serviço, como cliente é-Kwanza?

    R: As operações disponíveis são:

    • Depósito de numerário;
    • Levantamento de numerário;
    • Remessas/Transferências de fundos;
    • Pagamento de bens e serviços;
    • Pagamentos de recargas;
    • Consultas;
    • Alteração do código secreto;
    • Carregamento de contas (depósitos) via ATM e BAI Directo.
  • Este serviço tem comissões e despesas? Se sim, quais?

    Sim. De acordo ao preçário em vigor.

  • Após registo como cliente, é possível o mesmo tornar-se um vendedor é-Kwanza? Como?

    Sim. O cliente pode tornar-se um vendedor, contudo deverá trocar a sua conta de cliente para vendedor, para tal o cliente deve dirigir-se a um agente é-kwanza e solicitar a troca de perfil.

  • É possível enviar dinheiro para um número não registado?

    Sim. É possível enviar dinheiro para um número registado ou não registado. O benificiário não registado receberá uma SMS com montante enviado e o código de levantamento.

  • Recebi uma SMS com montante e código de levantamento. Como posso fazer o levantamento se não estiver registado/a no é-kwanza?

    Após recepção da SMS o cliente deve:

    1. Dirigir-se à um balcão BAI ou um Agente é-Kwanza;
    2. Solicitar o levantamento mostrando o código de levamento;
    3. E concluir o processo.

    Após conclusão de levantamento o cliente poderá fazer o seu registo no é-Kwanza.

  • Posso fazer um auto-registo via USSD após receber uma SMS com montante e código de levantamento?

    Não. O utilizador não consegue fazer auto-registo enquanto tiver um levantamento pendente. Deverá primeiro fazer o levantamento do montante no Balcão BAI ou um Agente é-kwanza.

  • Como envio dinheiro com o é-Kwanza?

    Acedendo ao é-kwanza via USSD:

    1. Marque *402# e seguido da tecla chamar;
    2. Escolha a opção 1 do seu menu “Enviar”;
    3. Insira o número do telemóvel do beneficiário;
    4. Insira o montante que deseja enviar; 
    5. Valide a sua operação inserindo o seu PIN.

    Operação executada com sucesso.

  • Preciso de ser cliente BAI para ter uma conta é-kwanza?

    Não. Para ter é-kwanza não precisa ser titular de uma conta bancária, basta ter um número de telefone válido da UNITEL ou Movicel para ser aderir ao serviço é-kwanza.

  • É possível fazer uma transferência de uma conta é-Kwanza para uma conta bancária?

    Não. Neste momento é-kwanza não permite transferência para contas bancárias.

  • O que acontece quando um cliente é-Kwanza convida um amigo a aderir?

    A pessoa convidada receberá uma SMS com indicações para aderir ao serviço.

  • O serviço será estendido a nível nacional?

    Sim, o serviço estará brevemente em todo País.

  • Se o cliente enviar é-kwanza para o número errado, é possível estornar ou cancelar?

    Sim, é possível estornar ou cancelar desde que o cliente dirija-se à um balcão e justifique a razão do cancelamento.

  • Como recuperar o PIN da conta é-Kwanza?

    Para recuperação de PIN o cliente deve:

    • Ligar para o apoio ao cliente (924100100);
    • Solicitar a recuperação do seu PIN ao operador;
    • Confirmar o envio de uma SMS com o seu novo PIN.
  • Qual é o custo-valor cobrado pela utilização do serviço é-kwanza?

    Actualmente o serviço é-kwanza está isento de taxas de utilização.

  • Em caso de dúvidas quais os canais que posso solicitar informações?

    Poderá obter mais informações através:

    1. Agências BAI;
    2. Agentes é-Kwanza;
    3. Linha de Atendimento BAIDirecto (924 100 100);
  • O que é o é- Kwanza (cliente)?

    É uma plataforma tecnólogica que permite ao cliente efectuar o seu registo e a manutenção dos seus
    dados, desbloqueio de conta, transferências, deposito e levantamento de dinheiro, conversão de dinheiro
    em dinheiro electrónico e vice-versa, pagamento de bens e serviços, via aplicativos Web, aplicativo
    Android e comandos USSD.

  • Quais as vantagens do serviço é-Kwanza?

    • Inovação: IVR, comandos e USSD e Aplicativo Web que facilita e melhora a experiência do
      utilizador;
    • Flexibilidade: Disponível em qualquer dispositivo electrónico com acesso internet ou em qualquer
      telefone analógico;
    • Comodidade: Remessas/transferências instantâneas, pagamento de bens e serviços por
      telemóvel;
    • Segurança: Para o Comerciante, Agente e Cliente pela execução de operações com confirmação e
      aprovação de cada transação;

  • O serviço tem limites nas transacções?

    Particular

    Descrição Valor
    Saldo máximo da conta 18.000.000,00
    Montante mínimo de transacção 100,00
    Montante máximo de transacção/operação 300.000,00
    Montante máximo de transacção/dia 600.000,00
    Montante máximo de transacção/mês     3.000.000,00
    Montante máximo de transacção/ano 18.000.000,00  

    Agentes e Comerciantes

    Descrição Agente Comerciante
    Montante mínimo AKZ 100.000,00** AKZ 100,00***
    Montante máximo N/A AKZ 100.000,00   

    ** O limite mínimo para o Agente iniciar a sua actividade
    *** O valor mínimo aceite pelo comerciante para pagamento via e-kwanza