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A Garantia Bancária prestada BAI é uma operação de crédito por assinatura, em que o Banco garante a execução de uma obrigação constituída por um cliente (ordenador ou devedor principal) perante um terceiro (beneficiário), assumindo por isso o encargo da obrigação se o ordenador faltar ao seu cumprimento.

Vantagens

  • Facilitar e acelerar o comércio internacional perante as exigências dos importadores e/ou exportadores;
  • Oferecer segurança ás transações internacionais, principalmente no relacionamento com novos parceiros comerciais;
  • Garantir que , se o pagamento da transacção associada não se verificar ou não for cumprida uma obrigação contratada, a garantia pode ser accionada com base em evidência documental;
  • Dispensar a necessidade de um desembolso financeiro antecipado;
  • Apresentar custos mais baixos quando comparados com os do financiamento puro,uma vez que não há saída de fundos;
  • Garantir a rapidez na execução.

Condições de Acesso

  • Ser cliente BAI;
  • Ter idoneidade e capacidade financeira

Documentação 

  • Carta de solicitação mencionando:
    • Finalidade;
    • Montante;
    • Garantia de crédito a oferecer;
    • Sector de actividade;
    • Breve histórico da empresa e perspectivas futuras;
    • Participação em outras empresas e /ou entidades relacionadas;
    • Coordenadas bancárias do beneficiário (Banco, NIB, Conta, etc.).
    • Contrato válido com o beneficiário;
  • Cadernos de encargos, em caso de concurso;
  • Documentação legal da empresa devidamente actualizada (com destaque para Certidão Comercial actualizada com um prazo de validade mínima de 3 meses);
  • Currículos dos sócios e gerência (quando aplicável);
  • Demonstrações Financeiras dos dois (2) últimos exercícios:
    • Balancete geral à data;
    • Plano de orçamento de tesouraria, mapa de obras (se aplicável);
    • Mapa de antiguidade dos saldos das contas a receber. 
  • Fluxos de Caixa, caso não tenham contabilidade organizada devendo ser acompanhado do último comprovativo de pagamento de impostos;
  • Certidão negativa de Impostos com um prazo de validade mínima de 6 meses;

Nota:

O balcão deve adicionar a ficha de abertura de conta actualizada ao processo de crédito.

Montante

  • Facilitar e acelerar o comércio internacional perante as exigências dos importadores e/ou exportadores;
  • Oferecer segurança às transacções internacionais, principalmente no relacionamento com novos parceiros comerciais
  • Garantir que , se o pagamento da transacção associada não se verificar ou não for cumprida uma obrigação contratada, a garantia pode ser accionada com base em evidência documental;
  • Dispensar a necessidade de um desembolso financeiro antecipado;
  • Apresentar custos mais baixos, quando comparados com os do financiamento puro, uma vez que, não há saída de fundos;
  • Garantir a rapidez na execução.

Canal de Atendimento

Balcão de domiciliação da conta