Guia Financeiro Familiar


Orçamente as suas responsabilidades!

Uma das melhores formas de obtermos uma educação sobre o que se passa com a vida financeira da nossa família é a definição de um orçamento.

Pode parecer uma actividade aborrecida. Mas não é. É uma necessidade essencial. O que é surpreendente é o número de famílias que não utiliza este instrumento para compreender a gestão da vida financeira familiar.

Os orçamentos podem ser de feitos de várias formas: uns mais ocasionais e outros mais regulares. Existem até aplicativos informáticos que pode utilizar para o guiar passo-a-passo na recolha da informação necessária para chegar a conclusões importantes para a sua família.

Em termos práticos, os primeiros passos para a definição de um orçamento são o registo e recolha das despesas da família e projectá-las para o mês e para o ano. Depois, com base na análise das despesas correntes, poderá analisar como está o desempenho financeiro da sua família comparando-o com as estimativas realizadas.

Poderá ainda comparar, tanto as projecções como as despesas realizadas, com os rendimentos que o agregado familiar consegue reunir, de forma a concluir se o estilo de vida que actualmente a família tem precisa ou não de ser revisto.

Será uma escolha que a família terá de fazer em função daquilo que valoriza mais: um apartamento maior, um carro melhor ou mais viagens de férias por ano?

Caberá a cada família chegar às suas próprias conclusões.


Em qualquer dos casos, no BAI poderá contar com especialistas em serviços financeiros que ajudarão a sua família em qualquer dos cenários por si escolhidos.

Por exemplo, com base nos Extractos de Património e de Conta, e com o acesso aos nossos canais electrónicos pelo BAI Directo, garantimos o seu acesso diário, e com histórico, às suas despesas e pagamentos de forma a ajudá-lo na recolha de informação que o permitirá preparar um orçamento financeiro familiar completo e esclarecedor.

Temos ainda soluções de depósitos a prazo ao dispor das suas poupanças, que garantem o seu capital no nosso Banco e uma remuneração razoável, até que decida outro destino para o seu dinheiro.

Para o ajudar a pensar nessas decisões financeiras, temos gestores de clientes totalmente disponíveis e acesso a especialistas financeiros que o ajudarão a esclarecer as suas questões. Podem, inclusive, realizar simulações de aplicações, financiamentos ou apólices de seguros para o ajudar a escolher a opção mais adequada para a sua família.

Além da nossa gama de produtos e serviços financeiros, deixamos-lhe algumas ideias finais sobre como poderá melhorar o desempenho financeiro da sua família:

1. Poupe sempre que conseguir:

1.1. Presentes inesperados que venha a receber, bónus do seu trabalho ou presentes de aniversário.


2. Compare as despesas mensais:

2.1. Utilize o seu orçamento familiar para comparar os custos básicos de actividades essenciais, como o custo de utilização e manutenção do seu automóvel; ou o custo total da manutenção da sua casa, com equipamentos extras como o gerador e bombas de água;

2.2. Faça compras entre dois a três supermercados alternativos, compare os preços e opte pelo mais barato;

2.3. Elimine despesas para itens que raramente ou nunca utiliza.


3. Escolha deliberadamente onde consegue reduzir os consumos:

3.1. Cortar o cabelo em casa, ao invés do barbeiro, por exemplo, provavelmente não o prejudicará, e ganhará uma competência nova.


4. Aumente a frequência de algumas despesas em detrimento de outras:

4.1. A visita ao dentista regular é um bom investimento, mas jantar fora em restaurantes todas as semanas é uma despesa evitável.

Uma gestão equilibrada do orçamento familiar é essencialmente um exercício de bom senso e de escolhas.

Comece por escolher o BAI como o seu principal banco e o restante conseguiremos juntos.

BAI. Confiança no futuro