Perguntas frequentes

  • O que é o E- Kwanza?

    É um serviço de remessas nacionais de fundos por telemóvel, que permite ao cliente efectuar operações de depósito, transferência, levantamento e pagamento de dinheiro electrónico, por meio de uma solução que inclui tecnologia do Servidor Interactivo de Voz (IVR), compatível com as operadoras de telefonia móvel nacional.

    O Agente é o representante do serviço em Empresas clientes do BAI, para registo de clientes, realização de depósito e levantamento.
    O Comerciante aceita pagamentos de produtos e serviços via e-Kwanza.

  • Qual a moeda de utilização?

    (AKZ) kwanza.

  • Quais as vantagens em aderir ao serviço E- kwanza?

    Inovação: Tecnologia IVR que orienta o Cliente na operacionalização do serviço;
    Flexibilidade: Conversão de numerário em dinheiro electrónico e vice-versa;
    Comodidade: Pagamento de bens e serviços com dinheiro electrónico por telemóvel;
    Diversificação: Disponibilização de mais um canal de pagamento, rápido, moderno e seguro para o cliente;
    Segurança: Para o Comerciante, Agente e Cliente pela utilização de dinheiro electrónico;
    Linha de Atendimento BAI

  • O que é a tecnologia de servidor IVR?

    É uma solução integrada na central telefónica que permite o atendimento automático e personalizado. O atendimento é personalizado a partir do momento que o cliente se regista no sistema e-Kwanza.

  • Quais as operações possíveis, disponíveis do serviço E-Kwanza para Particular, Agente e Comerciantes?

    Em Particular pode-se efectuar as seguintes operações:

    • Depósito e levantamento de numerário;
    • Transferência de dinheiro electrónico;
    • Pagamento de bens e serviços;
    • Pedido de bloqueio e desbloqueio de conta;
    • Pedido de alteração dos dados;
    • Pedido de alteração do código secreto; g) Pedido de mini-extracto.


    Em Agentes, pode-se efectuar as seguintes operações:

    • Registo de clientes no sistema e-Kwanza;
    • Registo de operações de depósito e levantamento de dinheiro no sistema e-Kwanza;
    • Gestão de utilizadores;
    • Consulta do histórico das transacções.

    Em Comerciantes pode-se efectuar as seguintes operações:

    • Aceitação de pagamento de bens e serviços
    • Gestão de referência de pagamento (Ticket)
    • Gestão de utilizadores

  • Existem limites de transacções para o Particular, Agente e Comerciante? Quais são?

    Particular

    Descrição Valor
    Saldo máximo da conta 1.000.000,00
    Montante mínimo de transacção 100,00
    Montante máximo de transacção/operação 100.000,00
    Montante máximo de transacção/dia 200.000,00
    Montante máximo de transacção/mês     500.000,00
    Montante máximo de transacção/ano 2.000.000,00  

    Agentes e Comerciantes

    Descrição Agente Comerciante
    Montante mínimo AKZ 100.000,00** AKZ 100,00***
    Montante máximo N/A AKZ 100.000,00   

    ** O limite mínimo para o Agente iniciar a sua actividade
    *** O valor mínimo aceite pelo comerciante para pagamento via e-kwanza

  • Quais os custos associados as transacções efectuadas pelo Particular, Agente e Comerciante?

    Particular

    Montante de Transacções  Transferências  Levantamentos  
    Registado Não Registado Registado Não Registado
    AKZ 100,00 a AKZ 1.000,00 20,00 40,00 20,00 N/A
    AKZ 1.001,00 a AKZ 10.000,00 40,00 80,00 40,00 N/A
    AKZ 10.001,00 a AKZ 25.000,00 60,00 120,00 60,00 N/A
    AKZ 25.001,00 a AKZ 50.000,00 80,00 160,00 80,00 N/A
    AKZ 50.001,00 a AKZ 100.000,00 100,00 200,00 100,00 N/A
    Imposto de Selo – de acordo com a Legislação em vigor.
    Preçário sujeito a imposto de selo.

    Operações  Comissões 
    Depósito Gratuito
    Registo Gratuito
    Pagamentos Gratuito
    Mini Extrato 20,00
    Alteração Código Secreto 20,00
    Desbloqueio da Conta 20,00

    Agente e Comerciante

    Descrição  Agente Comerciante
    Encargo de Pagamento N/A 0,5%* 
    Imposto de Selo N/A 0.07%

    *Comissão de pagamento diária sobre o volume de venda

  • Qual o canal de atendimento para adesão ao serviço?

    • Particular
    Ter 18 (dezoito) anos;
    Dispor do valor mínimo para adesão;
    Ter telemóvel activo.

    • Agente
    Ser Cliente BAI;
    Ter idoneidade e capacidade e de gestão;
    Ter no mínimo dois assistentes com o nível médio de escolaridade com a situação laboral legalizada;
    Ter terminal (Tablet) ou PC;
    Ter ligação a Internet (3G-4G ou WIFI);
    Ter correio electrónico.

    • Comerciante
    Ser Cliente BAI;
    Ser Empresário em nome Individual (ENI) ou Colectivo;
    Ter terminal (Tablet) ou smartphone ou computador;
    Ter ligação a Internet (3G-4G ou WIFI);
    Ter correio electrónico.

    Nota: O BAI será o Agente exclusivo da Rede de Comerciantes.

  • Qual a documentação necessária para adesão ao serviço?

    Documento de identificação:
    - Residente Cambial: Bilhete de Identidade ou Cartão de Residente válido;
    - Não Residente Cambial: Passaporte com:
    Visto de trabalho válido;
    Visto de permanência temporária (para cônjuges de cidadãos nacionais, ou cidadãos estrangeiros com visto de trabalho ou visto privilegiado);
    Visto privilegiado (para investidores).


    Carta de solicitação do serviço*;
    Cartão de Identificação Fiscal (Cartão de Contribuinte) *;
    Documentação dos assinantes da conta e dos Não Titulares (signatário do contrato) *.

    Nota:* Aplicável somente para Agentes e Comerciantes.

  • Como se adere a conta E-kwanza?

    Para aderir a conta de dinheiro móvel E-kwanza o cliente deve ligar para os números Angola Telecom: 222 693 875,MS Telecom: 226 420 975, Unitel: 923 169 385 e registar-se, seguindo as instruções do IVR. Uma vez registado o cliente poderá efectuar as operações permitidas.

  • Como se efectuam as operações?

    Para efectuar qualquer operação, o cliente deve sempre contactar o IVR, para obter o número de ticket e assim poder efectuar operações no balcão.

  • O que é necessário para efectuar transacções?

    Documento de Identificação e o número de ticket, fornecido pelo IVR e o número de telefone do beneficiário.

  • Um cliente pode fazer um depósito na conta de outro?

    Pode sim, desde que o titular da conta gere o ticket para o referido depósito e forneça a pessoa que pretende depositar

  • Em caso de dúvida como deve o cliente proceder?

    Em caso de dúvida deve o cliente, ligar para a linhe de Atendimento BAI, +244 222 693 890, +244 226 420 990 ou pelo correio electrónico: e-kwanza@bancobai.ao.

  • Quais os possíveis estados de uma conta E-kwanza?

    São três estados: activa, bloqueada e encerrada.

  • Quais são as causas do bloqueio de conta?

    Por solicitação do cliente, devido a Perda ou furto de telefone, Inserção do pin errado mais de 3 vezes.

  • Onde pode o cliente desbloquear a sua conta?

    O cliente pode desbloquear a sua conta em qualquer Agente.

  • Quais as operações em que se exige a presença do cliente?

    Registo, actualização de dados, levantamentos e depósitos deve ser sempre presencial.

  • Quais as implicações do cliente ter uma conta bloqueada?

    Quando uma conta se encontra “Bloqueada”, o titular apenas consegue receber dinheiro mas, fica impossibilitado de efectua levantamentos e transferências.

  • Em caso de erro no acto da transferência, como deve o cliente proceder?

    Pode quem envia o dinheiro, reclamar num agente mais próximo ou pela Linha de Atendimento BAI. Caso não o faça ao fim de 7 (sete) dias úteis o sistema procede ao estorno dos valores.

  • Pode um cliente ter dois números de telefone associado a uma mesma conta e-kwanza?

    Não, o sistema está parametrizado para aceitar numa conta e-kwanza apenas um número de telefone e respectivo Documento de identificação.