Perguntas frequentes

  • O que é o Correspondente Bancário (CB)?

    É uma entidade que representa o Banco, mediante contrato previamente celebrado, na prestação de serviços bancários do BAI, por meio de soluções tecnológicas e procedimentos previamente definidos.

  • Qual é o público-alvo?

    O serviço de Correspondente Bancário, apenas pode ser subscrito por empresas. Os serviços Prestados pelo Correspondente Bancário estão disponíveis apenas para Particulares.

  • Que produtos e Serviços são disponibilizados pelo correspondente Bancário?

    Produtos e Serviços Nível de Decisão
    Abertura de Conta (1) BAI
    Transferência Intrabancária (1) BAI
    Transferência Interbancária (1) BAI
    Encerramento da Conta (1) BAI
    Concessão de Créditos (1) BAI
    Depósitos a Prazo (1) BAI
    Remessa de Valores (Nacional) (1) BAI
    Cartão Multicaixa Personalizado BAI
    Pagamento de Serviços BAI
    Levantamento de Numerário CB
    Depósito de Numerário CB
    Consulta de Saldo CB
    Carregamento do Estado da Operação CB

    Notas:
    • (1) Encaminhamento dos pedidos ao BAI;
    • O Cliente com conta no CB está autorizado a efectuar operações em qualquer Correspondente Bancário BAI e deve ser autenticado com o Cartão de Débito Multicaixa e documentos de identificação aceite pelo Banco;
    • O Cliente BAI com ou sem conta no CB, com Cartão de Débito Multicaixa personalizado está autorizado a efectuar operações no CB;
    • O serviço de remessa de valores por débito em conta está disponível apenas para os Clientes BAI ou CB;
    • O serviço de remessa de valores em numerário está disponível para o público em geral (sem conta no BAI e no CB).

  • Quais os limites impostos por operação nas operações do CB?

    As operações disponíveis no CB têm os seguintes limites:

    Descrição Mínimo (AKZ) Máximo (AKZ)
    Abertura de Conta Conforme definido na ficha do produto Conta à Ordem MN CB
    Depósito de Numerário
    Levantamento de Numerário
    Depósito a Prazo Conforme definido na ficha no produto em subscrição 1.000.000,00  (1)
    Transferência 250,00 1.000.000,00 1)
    Remessas de Valores Conforme definido na ficha do serviço.

    Notas:

    • (1) Independentemente dos limites em vigor para os produtos ou serviços; 
    • Os limites de outros produtos ou serviços subscritos são conforme os em vigor no banco; Pela prestação do serviço, o Banco paga ao correspondente um tarifário negociado.
  • Quais as condições de acesso para empresas?

    • Ser cliente BAI há pelo menos 2 (dois) anos;
    • Situação legal da empresa regularizada (documentação e actividades em cumprimento com o estabelecido em legislação em vigor);
    • Ter no mínimo 2 (dois) Colaboradores com o nível médio de escolaridade e com a situação laboral legalizada;
    • Possuir estrutura física que corresponda ao fluxo de clientes que procuram o serviço prestado pelo Correspondente Bancário.
  • Qual a documentação a ser entregue no acto de adesão?

    • Carta de solicitação do serviço em que mencione:
      • Identificação da empresa;
      • Quantidade e localização dos pontos de atendimento;
      • Identificação dos responsáveis dos pontos de atendimento;
      • Ter tomado conhecimento da regulamentação atinente à actividade, comprometendo-se em assegurar seu cumprimento (Aviso 25/2012, de 14 de Agosto).
    • Certidão comercial da empresa;
    • Cartão de Identificação Fiscal (NIF);
    • Documento de identificação válido dos assinantes da conta da empresa;
    • Licenças, contratos de agência, revendedores e acordos de distribuição;
    • Alvará comercial; 
    • Declaração na qual declara ter tomado conhecimento da legislação atinente à actividade, comprometendo-se em cumpri-la (Aviso 25/2012 – 14 de Agosto);
    • Comprovativo de divulgação ao público, da sua condição de prestador de serviços da instituição contratante (Aviso 25/2012, de 14 de Agosto). 
  • O que é a conta a Ordem MN Correspondente Bancário?

    A Conta à Ordem MN Correspondente Bancário BAI é um depósito mobilizável por ordem do cliente (particular). Trata-se de uma conta aberta pelo cliente no ponto de atendimento de um Correspondente Bancário BAI (CB).

  • Quais as vantagens associadas à conta?

    • Com a abertura da conta no CB, o cliente tem acesso as seguintes soluções 1):
      • Transferências (intra e interbancária);
      • Créditos;
      • Depósitos a prazo;
      • Serviço de remessas nacional (em numerário e em conta);
      • Cartão de Débito Multicaixa;
      • Pagamento de serviços.
    • Acessibilidade dos montantes de adesão;
    • Flexibilidade da documentação de acesso. 

    Nota: 1) De acordo com o plano de expansão do serviço podem ser agregadas outras soluções.

  • Quais os limites impostos a conta MN (CB)?

    Descrição Mínimo Máximo (AKZ)
    Abertura de Conta 250,00 Variável(1)
    Depósito de Numerário    250,00
    Levantamento de Numerário 250,00

    Nota: 1) Os limites máximos podem ser negociados, desde que autorizados pelo BAI (unidade responsável pela gestão dos CBs).

  • O que é o serviço de Remessa de valores Correspondente Bancário BAI?

    O Serviço de Remessa de Valores Correspondente Bancário BAI permite o envio e recepção de valores, em conta ou numerário, para ordenantes e beneficiários em Angola.

  • Quais as vantagens associadas ao serviço de remessas (CB)?

    Rapidez: Disponibilidade imediata dos valores;
    Acessibilidade: envio e recepção de dinheiro em qualquer Correspondente Bancário BAI;
    Simplicidade: envio e recepção de dinheiro sem necessidade de dispor de uma conta BAI;
    Segurança: Garantia de devolução do dinheiro enviado caso o beneficiário não efectue o levantamento do valor.

  • Quais os serviços prestados nas Remessas (CB)?

    Serviços Nível de Decisão
    Envio e recepção de remessa nacional em numerário CB
    Envio de remessa nacional em conta 1) BAI
  • Quais as condições de acesso?

    Residente Cambial (apresentar apenas um):

    • Bilhete de Identidade; 
    • Cartão de Refugiado;
    • Cédula de Nascimento 1);
    • Cartão de Identificação do trabalhador 1);
    • Declaração de residência emitida pela autoridade comunal, municipal ou provincial 1).

    Não Residente Cambial:

    • Passaporte com visto de trabalho válido (Clientes com salário domiciliado na instituição e outros rendimentos legalmente auferidos);
    • Passaporte com visto de permanência temporária (para cônjuges de cidadãos nacionais, ou cidadãos estrangeiros com visto de trabalho ou visto privilegiado);
    • Passaporte com visto privilegiado (para investidores).

    Nota: 1) Documentos alternativos ao Bilhete de identidade.

  • Podem as empresas abrir contas junto dos CB?

    O CB deve somente aceitar pedidos de abertura de conta de pessoas singulares. As referidas contas podem assumir o regime de movimentação solidária ou conjunta.

  • É obrigatória a autenticação do cliente utilizando o cartão de débito multicaixa?

    A autenticação do Cliente utilizando o Cartão de Débito Multicaixa e o TPA é obrigatória para as operações de levantamento de numerário, transferências conta-conta, remessa de valores com débito em conta e pagamento de serviços, pedidos de empréstimo e depósito a prazo, bem como consulta de saldo.
    Nota: O Cartão de Débito Multicaixa deve ser utilizado como meio de autenticação do Cliente em substituição do procedimento de conferência de assinatura executada nos Balcões BAI

  • Quais as operações sujeitas a autorização da gerência do Balcão BAI?

    As operações de levantamento de numerário e transferências conta-conta estão sujeitas a autorização da Gerência do Balcão BAI. Os pedidos de abertura e encerramento de conta bem como concessão de crédito, execução de transferências interbancárias em moeda nacional devem ser registadas e remetidas pelo PACB ao Balcão BAI para tratamento

  • Para que público alvo está destinado o serviço de remessas?

    A operação de remessa de numerário está disponível para Clientes e Público em geral, podendo ser efectuada com débito em conta para Clientes CB ou por envio em numerário.

  • Qual o regime de movimentação colectiva que a conta a Ordem MN pode assumir?

    A conta colectiva no CB somente pode ter como regime de movimentação o tipo “Solidária”, podendo ser movimentada por qualquer dos seus titulares isoladamente, ou mista.

  • Quais os custos associados as transacções de depósitos e transferências?

    O Correspondente não pode efectuar qualquer cobrança por sua iniciativa. Somente as despesas e comissões previstas pelo Banco, de acordo com a regulamentação em vigor, podem ser cobradas. Assim, não pode ser cobrado ao cliente qualquer outro valor pelo serviço prestado.

  • Existe algum custo associado?

    Existe sim. Listados abaixo, de acordo com o Preçário de Operações BAI em vigor:

    • Taxa de Juro;
    • Juro de Mora;
    • Despesa de Abertura (sobre o valor total do capital no acto de abertura do crédito - flat);
    • Comissão de Gestão (sobre a prestação de capital);
    • Encargo Fiscal;
    • Alteração do Plano Financeiro (se requisitado):
    • Despesa de liquidação antecipada;
    • Reestruturação (sobre o saldo do capital);
    • Prorrogação (sobre o saldo do capital);
    • Apólice de Seguro Automóvel (por ordem de débito automático em conta a favor da seguradora).