Perguntas frequentes

  • Qual a vantagem de fazer um seguro na NOSSA?Qual a vantagem de fazer um seguro na NOSSA?

    A única vantagem é comercializar os produtos que não são vendidos nas agências do BAI.

  • A NOSSA disponibiliza viaturas de apoio durante o processo de avaliação e reparação do sinistro?

    A seguradora não disponibiliza viaturas durante o processo de reparação do sinistro.

  • A NOSSA possui oficinas para a reparação de sinistros?

    A NOSSA não possui oficinas de reparação automóvel, contudo permite que os seus clientes possam escolher as oficinas da sua conveniência mediante a apresentação de 2 (dois) orçamentos para o efeito.

  • Qual o tempo de resposta a um sinistro?

    O tempo de reposta são de 5 dias úteis a contar do momento em que a NOSSA recebe toda a documentação exigida.

  • O que é o processo de encaminhamento?

    • Os produtos de venda por encaminhamento são os que devido à sua complexidade técnica são disponibilizados aos clientes do BAI e encaminhados à NOSSA onde se providenciará o preenchimento da respectiva proposta de adesão;
    • O encaminhamento dos clientes do BAI à NOSSA deverá ser feito apenas quando o cliente demonstrar interesse ou o comité de crédito do banco decidir, que o cliente deve adquirir produtos definidos ao abrigo deste protocolo como sendo de venda por encaminhamento;
    • As vendas pelo mecanismo do encaminhamento serão efectuadas pelos comerciais da NOSSA. Visitas aos clientes deverão preferencialmente ser efectuadas conjuntamente pelos comerciais da NOSSA e do BAI.
  • Qual o prazo de um contrato e da emissão de uma apólice?

    • Contrato: O seguro é celebrado por um ano automaticamente renovável pela liquidação das anuidades seguintes até à data termo do contrato de financiamento, quando aplicável;
    • Emissão da Apólice: A emissão da documentação definitiva (apólice, certificado de seguro e outros quando aplicáveis) será imediata ou no limite até 48 horas, no mesmo Balcão do BAI onde a proposta foi efectuada, após confirmação do débito em conta.
  • Quais são os custos associados a este serviço?

    • Os prémios de apólice são cobrados conforme o preçário estabelecido pela NOSSA;
    • A simulação de preços ocorre nos Balcões do BAI ou da NOSSA e é válida por 90 (noventa) dias a contar da data da simulação;
    • A liquidação dos prémios é anual e antecipada. O Banco pode fazer compensação de contas, suportada na devida autorização de débito automático em conta, assinada pelo cliente;
    • Para as renovações, a NOSSA enviará Avisos de Cobrança 90 (noventa) dias antes da data devida;
    • Após o vencimento da apólice, o segurado tem até 30 (trinta) dias para efectivar a renovação.
  • O que é o E-GISBAI?

    O E-GISBAI é uma aplicação de produtos e serviços da NOSSA Seguros que serve para simular no caso do seguro de vida e emissão de apólices para o seguro automóvel e multirriscos, disponivel nos balcões da rede BAI.

  • O que signifca PPF?

    Plataforma de Processamento de Ficheiros.

  • Quais são as formas de pagamentos?

    • Para os seguros contratados nos balcões do BAI (Bancassurance), o pagamento deve ser efectuado recorrendo à Plataforma de Processamento de Ficheiros (PPF), para contratação associada ao crédito, o débito directo é autorizado no Respectivo Contrato de Mútuo.
    • Para os seguros contratados nos balcões da NOSSA Seguros, o pagamento deve ser efectuado recorrendo à Plataforma de Pagamento de Serviços (PPS),de acordo com a autorização de débito concedida pelo cliente e conforme procedimentos informáticos estabelecidos em documento próprio (Manual de Utilizador do Portal de Pagamento e Serviços – Módulo NOSSA Seguros).
  • Quais são as vantagens deste serviço?

    • Simplicidade, rapidez e comodidade no processo de subscrição;
    • Economia de custo dos prémios;
    • Transparência e rapidez na resolução de sinistros. 
  • Quais são as condições de acesso ao produto?

    • Ser Cliente do Banco;
    • Ter crédito aprovado no Banco, quando aplicável.
  • Qual o mercado alvo?

    Particulares e Empresas (Clientes BAI).

  • O que é o prémio da apólice?

    É o montante a pagar à seguradora tendo em conta a sua maturidade, o prémio é o preço do seguro.

  • O que uma apólice?

    É o documento que comprova a adesão ao seguro.

  • O que é a venda directa individual (Stand alone)?

    São seguros vendidos livremente sem terem de estar associados à concessão de crédito pelo Banco.

  • O que é a venda directa (Credit link)?

    É a venda de seguros associados aos produtos de crédito BAI.

  • O que é a Bancassurance?

    É a comercialização de produtos de seguro nos canais de distribuição do Banco em parceria com a NOSSA Seguros.